Próxima seleção

Seleção

Inscrições abertas
Informações

Contato

(31)3409-2554

colposbioinfo@icb.ufmg.br

Agenda do Programa

1 eventos marcados. Confira

image

21 anos de tradição

image
Quais valores regem nossas atividades?

Valores Essenciais

A missão do Programa é proporcionar aos discentes o apoio e capacitação para alcançar a excelência, sendo assim alcançando os nossos objetivos, o perfil dos profissionais que pretendemos formar serão:Mestres capazes de disseminar o conhecimento no ensino de graduação e pós-graduação lato sensu e ministrar treinamento em métodos de análise em Bioinformática.Doutores que serão capazes de desenvolver projetos de investigação científica de forma independente, produzir novos conceitos, gerar inovação científica, tecnológica e atuar como docentes em graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu e em cursos avançados na área de Bioinformática, bem como atuar em empresas e organizações do terceiro setor e serem capazes de empreender na área.

Os objetivos principais do Programa em Pós-Graduação em Bioinformática abrangem:1. Consolidar e ampliar as atividades de pesquisa na área de Bioinformática, por meio da disponibilização de ambiente e recursos adequados para o desenvolvimento de atividades acadêmicas;2. Formar Mestres e Doutores em Bioinformática, proporcionando-lhes um aprofundamento do saber em Bioinformática que permita alcançar padrão internacional de competência científica ou técnico-profissional na área;3. Cooperar com outros programas da área;4. Aumentar sempre o grau de internacionalização, excelência e cooperação científica. A fim de cumprir com os nossos objetivos, incluímos ações complementares para este quadriênio. Promovendo, a cada dia, a melhoria do Programa:1. Criação de bases de dados locais (de sequências, de estruturas, bancos relacionais, dentre outros) com os resultados de pesquisa, assim como o desenvolvimento de novas ferramentas computacionais que podem alavancar novas investigações não só na UFMG, como também em outras instituições;2. Fomento ao intercâmbio nacional e internacional por meio de acordos formais, estágios sanduíche para discentes (Mestrado e Doutorado), Doutorado em cotutela ou dupla titulação como Universidades e Instituto de Pesquisa estrangeiros, vinda de Professores Visitantes Estrangeiros (PVE) ou Professores Visitantes Brasileiros de reconhecida competência na área de Bioinformática (PV), atração de jovens talentos que se encontram no exterior, ou capacitação de nossos docentes em nível de pós-doutorado júnior ou sênior no exterior (PDE ou PDS), dentre outras ações;3. Maior interação com pesquisadores nacionais e estrangeiros que, além de participarem das bancas de Qualificação e Teses do Programa, realizam visitas técnicas e ministram seminários, cursos e workshops. 4. Organização de eventos de alto nível na esfera da Bioinformática, como Workshops com convidados nacionais e internacionais, Cursos de Verão e participação na composição da Diretoria da AB3C e organização do maior evento de Bioinformática do Brasil, o X-Meeting.5. Nucleação de grupos de pesquisa em âmbito regional e nacional. O processo de nucleação ocorre tanto diretamente, através do estabelecimento de cooperações no contexto da oferta de cursos e pesquisas conjuntas, quanto indiretamente, através da atuação dos nossos egressos nessas outras instituições. 6. Inserção dos Pós-doutores como professores do Programa. Esses têm exercido todas as atividades inerentes a professores colaboradores. A inclusão dos Pós-doutores em todas as atividades é, de fato, um grande diferencial do nosso Programa. Acreditamos que esses jovens doutores precisam ser auxiliados para moldar sua carreira acadêmica e estar prontos para futuros concursos e ingressos em Instituições brasileiras e estrangeiras. 

Interdiscplinaridade 

A Bioinformática é uma área estratégica e essencialmente interdisciplinar, agregadora de conhecimentos da Ciência da Computação, da Matemática, da Estatística, da Física e da Química e das Engenharias na solução de problemas biológicos e, portanto, incluindo interesses das distintas subáreas das Ciências Biológicas, como Genética, Biologia Molecular, Biofísica, Fisiologia, Farmacologia, Microbiologia, Parasitologia, Biofísica e Bioquímica, dentre outras. A Bioinformática funciona, portanto, como um eixo temático integrador de todas essas disciplinas, promovendo o progresso científico nas diversas vertentes envolvidas.
 
 Internacionalização 
Um dos pontos mais fortes do PPG Bioinformática (UFMG) é justamente a sua internacionalização. Estimulamos fortemente a formação de redes cooperativas de pesquisas internacionais, convênios amplos de intercâmbio internacional envolvendo a ida de discentes, Pós-doutorandos e docentes do nosso programa para o exterior, bem como a vinda de discentes e professores-pesquisadores visitantes do exterior para o nosso Programa. Além disso, fomentamos uma ambiência internacional, com a apresentação de seminários e algumas disciplinas em língua inglesa e a atração de candidatos a pós-graduandos do exterior para incrementar o processo de internacionalização.
 
 Inovação
 
A missão do Programa é proporcionar aos discentes o apoio e capacitação para alcançar a excelência, sendo assim alcançando os nossos objetivos, o perfil dos profissionais que pretendemos formar serão: Mestres capazes de disseminar o conhecimento no ensino de graduação e pós-graduação lato sensu e ministrar treinamento em métodos de análise em Bioinformática. Doutores que serão capazes de desenvolver projetos de investigação científica de forma independente, produzir novos conceitos, gerar inovação científica, tecnológica e atuar como docentes em graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu e em cursos avançados na área de Bioinformática, bem como atuar em empresas e organizações do terceiro setor e serem capazes de empreender na área.